Em caso de tensões nominais de operação acima de 50 V
O pino de contacto do condutor de terra da ficha tem um diâmetro maior do que os outros pinos de contacto (condutor externo/condutor neutro) da ficha – e, portanto, só cabe na tomada de contacto do condutor de terra prevista do acoplamento ou tomada. Mediante essa estrutura definida e também a posição fixa do colar de proteção com ranhura (não pode ser alterado/removido!) na ficha e nariz de colar de proteção no acoplamento/tomada, evita-se que a junção incorreta da ficha e do acoplamento/tomada e, assim – em caso de dúvida, de risco de vida – confusão de tensões e frequências.
A posição horária indica a posição do contacto de terra no lado que se encontra sob tensão para fichas e tomadas – na foto (acima) o contacto do condutor de terra do acoplamento, por exemplo, às 6 horas.
As cores de identificação das fichas/cores das fichas (ver gráfico) sinalizam a respetiva tensão nominal de funcionamento. As fichas vermelhas mais frequentemente produzidas, por exemplo, são concebidas para 380 a 480 V – a tensão alterna trifásica (400 V) na Alemanha, fichas pretas são concebidas para redes industriais, fichas azuis para aparelhos domésticos e campismo, por exemplo, fichas amarelas para a tensão de segurança dos navios e fichas verdes para máquinas de construção, entre outras coisas.
Nas fichas e tomadas reconectáveis, os contactos têm de ser marcados com os símbolos seguintes:
Os casquilhos de contacto de tomadas e conectores com tensões de serviço nominais acima de 50 V têm de ser dispostos no sentido dos ponteiros do relógio, vistos de frente.
Tem mais perguntas sobre temas de eletrotécnica e as nossas fichas e tomadas? Veja a nossa página de perguntas frequentes! Se não encontrar aqui o que procura, o nosso apoio técnico terá todo o prazer em ajudá-lo.
Precisa de formação detalhada sobre as nossas fichas e tomadas ou gostaria de obter uma visão da nossa produção no local através de uma visita à fábrica? Basta contactar a nossa equipa de formação!